Moda hightech

Se você perguntasse aos seus avós quando eles eram criança, como eles imaginavam os anos 2000, provavelmente eles te diriam que era algo bem desejo no estilo desenho "os Jetsons" todo mundo usando prateado, carros voadores, casas autolimpantes! Bem, eles errariam feio, porque seria impossível prever o rumo que a tecnologia levou, inclusive na moda! 

Em Novembro do ano passado, para comemorar o aniversário de 31 anos da estreia do filme “De Volta Para o Futuro”, a Nike lançou o Nike HyperAdapt 1.0. Similar ao protótipo mostrado nas telonas, o sapato é uma versão exclusiva do que se pode vir pela frente – foi fabricada uma quantia pequena para distribuição da primeira remessa, com um valor inicial de US$720.00 - em três cores diferentes, o tênis com foco no público esportivo, contém uma luz de led na sola, botões de ajuste e cadarços que se prendem ao pé do usuário.

Em 2013 a canadense Naked & Famous Denim causou choque ao lançar uma calça que brilha no escuro. O processo de confecção deste item se dá ao aplicar um produto que tem efeito fosforescente, isso é, absorve a luz natural e emana a mesma durante varias horas. Durante o dia, apenas uma calça comum – pela noite, um tom verde flúor toma conta do seu look.

Além desta façanha, a marca conta com um histórico de peças inusitadas – acima, você também pode conferir o jeans que muda de cor com a temperatura do seu corpo.A última peça neste estilo que eles lançaram é a 32OZ DENIM – a calça jeans mais pesada do mundo; por dia, se podem produzir apenas duas peças.

E por último, mas não menos importante, temos que mencionar a atriz Claire Danes no MET Gala do último ano, com um vestido high tech a la Cinderela. Assinado por Zac Posen, o modelo caiu como uma luva para o tema da exposição do último ano: "Manus x Machina: Fashion in an Age of Technology".

As marcas tem se apressado para melhorar cada vez mais no âmbito tecnológico, desde roupas que não amassam, peças com LED, ou uma coisa mais "básica" como a impermeabilidade (Oba! já pode comer comida japonesa de camisa branca sem ter medo de manchar de shoyu).

Se os nossos avós não imaginavam a revolução que a indústria da moda faria, vocês também não vão conseguir imaginar o que virá daqui pra frente! A moda nasceu pra ser vanguardista!

Murilo Brito