Decorando seu pequeno apartamento alugado

Quero decorar meu apartamento, mas ele é alugado! E agora?

Decorar uma casa de aluguel muitas vezes pode parecer um campo minado de decisões, obrigando-o a pesar o risco financeiro e recompensa estética a cada compra. Quanto tempo e dinheiro para investir em um lar alugado? Em quais áreas focar seus esforços e quais a aprender a viver com? Veja algumas dicas aqui no post sobre decorar o seu apartamento alugado.

Image Credit:Drorpinto

Image Credit:Drorpinto


OPS! Antes de prosseguir e tirar idéias brilhantes para a sua decoração, verifique o seu contrato de aluguel, ou converse com o proprietário do apartamento para saber quais modificações podem ser feitas! Dadas as informações, vamos às dicas!


Image credit: Pinterest

Image credit: Pinterest

Idéia iluminada!

Em uma coisa podemos concordar, é quase unânime a opinião de que uma das coisas mais feias em uma casa alugada, são as luminárias! Seja por ter um visual muito datado, poeira acumulada com o passar dos anos, ou simplesmente não ter luminária alguma!

Tenha sempre em mente no processo de tornar um apartamento impessoal em um lar (o seu!) que algumas mudanças são mais que necessárias! Existe uma infinidade de luminárias no mercado, novas e garimpadas em brechós locais e até OLX (a minha luminária do quarto encontrei lá). Se não souber como instalar uma, pesquise por tutoriais no Youtube e procure suas ferramentas! E uma dica importante, sempre ao mexer com eletricidade, desligue a chave geral da sua casa!

Não se limite a comprar só a luminária do teto! Abuse das opções para piso, mesas e estante, criando vários pontos de luz pra deixar o ambiente mais aconchegante!

 

 

 

 

 


Portas novas em papel!

Dê um upgrade nas porta velhas de armários de cozinha ou banheiro com papel-contact! Existe uma infinidade de cores e texturas e é super fácil de aplicar, além de ser uma solução barata que não interfere nos móveis de forma definitiva!

O papel contact também pode ser aplicado nos seus móveis comuns! Tem tantas idéias pra você usar em casa! Você pode conferir algumas no Pinterest AQUI


Aquela parede!

Ninguém aqui está pedindo pra você pintar sua casa inteira (e se você quiser? manda ver!) mas uma parede não vai exigir tanto de você quanto parece, pode ser uma pintura, papel de parede, tecido, papel contact (até na parede ele cola!UAU), decalque.... Verdade seja dita, tem tanta opção pra personalizar sua parede que eu não seria capaz de listar todas! 

Chegando a esta dica é sempre bom lembrar, quando não souber fazer alguma modificação, e não quiser terceirizar mão de obra, o tio Google e o Youtube sempre estão disponíveis com vários tutoriais no estilo faça-você-mesmo, e uma coisa é certa, ninguém nasce sabendo, então não tenha medo de colocar a mão na massa! Eu reproduzi esse papel de parede da foto com tinta e adorei o resultado, em breve mostro como ficou no meu banheiro.


Socorro, o piso é um horror!

Calma gente, se o seu piso é horrível (outro ponto que é quase obrigatório em casas alugadas) existem soluções para esconder o feioso! Uma coisa super simples de se fazer é compensar com um belo tapete! Prestando atenção a estética, cores, textura e algo que sempre esquecemos de pesar, o nosso estilo de vida, não compre tapete de fio alto ou peludo se você não tem disciplina pra mantê-lo limpo, acredite, você pode perder um Doritos inteiro lá dentro! 

A outra alternativa é colocar um piso vinílico adesivo, você compra a caixa e um estilete bem afiado, e aplica por cima do piso anterior, e a melhor parte é que pode ser removido depois sem danificar o piso de baixo (relato pessoal de quem tem um piso de cerâmica, verifique a instruções do fabricante pra ver se pode ser aplicado em madeira ou outro material).

Pisos-de-Vinilico.jpg

Quadros e molduras

Os quadros tem um poder quase mágico de adicionar personalidade a sua casa, afinal, reflete seu gosto, suas preferências, seu humor..... Fotografias, posteres, e até obras de arte feitas por você mesmo servem pra dar o toque que faltava! Arranjos de molduras vazias e espelhos também fazem uma mistura inusitada e fogem do tradicional.


Um pouco de verde

Elas purificam o ar e dão muito mais vida ao ambiente! Plantinhas deixam a casa tão mais alegre que você nem precisa de mais argumentos para ser convencido! 

Cuidado com a escolha de qual planta vai ficar aonde, cada uma delas precisa de um ambiente ideal pra sobreviver e crescer com saúde! Pesquise as espécies adequadas e corra pra floricultura! 

Quer mais motivos? E Que tal esse?

Suculentas são tão fofas <3

Suculentas são tão fofas <3


A estrela da casa

Pode ser um sofá com design arrojado, um enfeite na parede, luminária, estátua, quadro, mesa.... Enfim, a estrela da casa pode ser absolutamente qualquer item, ele só tem que ser LEGEN.... (wait for it......) DARY! Legendary! É a peça da sua casa que vai te acompanhar em todas suas mudanças, porque ela é tão única, especial e de apego, que vai ser praticamente um membro da família. 

Poupe um dinheirinho pra investir em uma peça que tenha mais design, e seguindo o conceito Hi-low, use um item mais caro e requintado para dar um up nas peças low cost.


É claro que este post tem apenas algumas dicas pra você se inspirar! O mais importante é que você saiba que a sua casa, o seu lar, é onde você está agora! As vezes esperamos tanto tempo esperando a casa perfeita que nunca sentimos que pertencemos àquele lugar. Viva o hoje, o agora, cuide da sua casinha, deixe ela com a sua cara, e acredite, você vai ser muito mais feliz e sentir muito mais prazer em estar em casa!

E vocês tem alguma sugestão de decoração pra compartilhar comigo? 

Nos vemos na próxima!

Casa é onde está o nosso coração <3

Casa é onde está o nosso coração <3